Eleições no Grupo Cultural de Albergaria

 


José Figueiredo reeleito


No passado dia 5 de Dezembro, pelas 21.30 horas, o Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha, fundado em 1982, reuniu em Assembleia-geral, na sua sede social, em Campinho, para deliberar sobre: o Relatório e Contas referentes ao exercício ora encerrados; a eleição dos corpos sociais para o biénio 2009/2010 e, finalmente, para apreciação e votação do Plano de Actividades a desenvolver em 2009.

Mau grado as adversas condições climatéricas, a reunião magna registou elevada participação. Sobre as Contas submetidas à consideração dos associados, com parecer favorável do Conselho Fiscal, destacaram-se os encargos com seguros, manutenção de trajes e calçado, luz e electricidade e, principalmente, com despesas de investimento de onde sobressaiu a aquisição de moderna aparelhagem sonora. Neste particular, refira-se que aquela agremiação não recebeu qualquer apoio da edilidade, evidência que constituiu uma surpresa negativa para os associados ali presentes.

Após apresentação circunstanciada da gestão do elenco liderado por José Figueiredo, o competente Relatório e Contas acabaria aprovado por unanimidade.

Chegados ao processo eleitoral, foi aberto o necessário período para apresentação de listas a sufrágio, tendo-se verificado a propositura de uma única candidatura. A referida lista, depois de submetida à apreciação dos sócios, seria eleita por unanimidade. Assim, para o biénio 2009-2010, serão estes os elementos que integrarão os órgãos sociais do Grupo Cultural: Mesa da Assembleia Geral: Presidente – Albérico Gordo Pereira Madail; Vice-Presidente – Fernando Jesus Negrão; Secretária – Rita Figueirinhas dias Matoso Galveias. Direcção: Presidente – José Figueiredo de Lemos Alho; Vice-Presidente – João Manuel Anjos Silva; Tesoureiro – Armando Marques de Lemos Alho; Primeiro Secretário – Joel Morais Ferreira; Segundo Secretário – Maria Celeste de Jesus Tavares da Silva; Vogais – Maria de Fátima Fernandes; José Fernando Leite Ferreira; Maria Helena Fonseca Marques Correia e Maria Alice Rodrigues. Conselho Fiscal: Presidente – Sérgio Martins Ferreira; Vice-Presidente – Marta Sofia Pinho Oliveira Branco; Secretário – Francisco Dias Salgueiro; Vogal – Maria de Fátima Lamego Mata de Sousa e Maria de Lurdes Morais Leal Ferreira.

De acordo com o instituído no Regulamento Interno da colectividade, todos estes elementos foram de imediato formalmente empossados nas suas funções. A respeito desta recondução, José Figueiredo aproveitaria o ensejo para “agradecer todo o apoio e colaboração dispensados pelos sócios e amigos do Cultural ao nosso projecto associativo”, enfatizando “a necessidade de todos congregarmos esforços e energias a fim de enriquecermos a qualidade da nossa intervenção em prol da etnografia da nossa região”.

Por fim, e já no último ponto da ordem de trabalhos que constava do aviso convocatório, a nova Direcção apresentou o seu Plano de Actividades para 2009. Na ocasião, o Vice-Presidente, João Manuel Silva, apresentou as grandes prioridades e aspirações do Cultural, mormente com a dinamização da sede social, a realização do Festival de Folclore da Primavera e, claro está, com a promoção do Festival de Folclore de Albergaria, a realizar – como manda a tradição – no primeiro sábado do mês de Agosto. O plano de acção apresentado mereceria igualmente a aprovação da assembleia.

Em resumo, mais um momento que atestou a vitalidade associativa do Cultural, que teima em elevar bem alto o nome de Albergaria.

José Manuel Alho

 

Comentários

  1. Diversifiquem-se actividades

    Promovam-se fusões

    Para quê 3 ranchos na sede de freguesia quando nas restantes actividades culturais é um deserto.

    Como é possível que a sede de freguesia seja uma da poucas sem filarmónica ?

    Deveria ser fomentado o surgimento na sede da freguesia de Centros Culturais como o da Branca.

    Parabéns pelo blog !

    Cumprimentos,

    OF

    ResponderEliminar

Enviar um comentário