Portugal está 25.º lugar entre 33 países europeus...

Sistema se Saúde Português


arrasado por estudo europeu


Afinal, o sistema de saúde português está entre os piores da Europa. Eis algumas razões para tão miserável apreciação: tempos de espera elevados e falta de acesso rápido ao médico de família relegam Portugal para o 25.º lugar entre 33 países europeus. No topo da tabela está a Holanda.


O último estudo do índice europeu do consumidor e dos cuidados de saúde elaborado pelo "Health Consumer Powerhouse", com o apoio da Comissão Europeia, revela que Portugal não foi além dos 574 pontos em mil possíveis, o que o coloca na 25.ª posição, bem depois de países como a Macedónia, a Croácia ou a Espanha.

O estudo foi feito a partir de 38 indicadores de qualidade, nos quais os países podem obter bom, médio ou insuficiente, distribuídos por seis categorias: os direitos dos pacientes e a informação, e-Saúde, o tempo de espera por tratamento, os resultados do tratamento, a diversidade e alcance dos serviços prestados e o acesso ao medicamento.

No concernente a tempos de espera, Portugal é o único país que não logra cumprir o desiderato europeu de menos de sete dias para aceder ao especialista de um determinado tratamento, necessitando em média de até duas semanas para o concretizar. O nosso país tem igualmente má nota no acesso ao médico de família no próprio dia e nas cirurgias programadas que demoram mais de três meses, bem como no acesso a novos medicamentos para as doenças oncológicas. Sobre comparticipação do Estado no valor dos medicamentos, a nota é média.

Por fim, o estudo assevera  que "há um contínuo declínio" no sistema de saúde português.

Comentários