Nos primeiros três meses deste ano terão sido vendidos 1,24 milhões de telemóveis em Portugal, o que corresponde a uma média de 574 aparelhos vendidos por hora. Segundo um estudo da consultora IDC, divulgado esta semana, as vendas aumentaram 21% face
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Vendem-se 574 telemóveis
por hora em Portugal
O segmento smartphones foi o que apresentou maior dinamismo, segundo aquele estudo, ao crescer 58% face ao primeiro trimestre de 2009, com 180 mil unidades vendidas, tal como o segmento dos telefones tradicionais, que cresceu 17% ao serem vendidas 1,06 milhões de unidades durante aquele trimestre.
Neste segmento destaca-se o crescimento dos telefones Blackberry, que conquistaram uma quota de mercado de 17% no trimestre, face aos 2% do mercado que detinham no início de 2009.
"O mercado português de telemóveis teve no primeiro trimestre do ano uma recuperação significativa face às quebras de vendas verificadas em 2009. Contudo temos que ser algo cautelosos nas conclusões a retirar destes dados. Apesar de uma evidente recuperação da procura não podemos esquecer que o primeiro trimestre de 2009 foi dos piores trimestres de sempre no sector das telecomunicações", afirmou Francisco Jerónimo, da IDC.
Os 1,24 milhões de telemóveis vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano representam uma quebra nas vendas de 28% face ao quarto trimestre de 2009.
No ranking de fabricantes, a Nokia perde quota de mercado segundo aquele estudo, correndo o risco de perder a liderança para a Samsung no mercado português. Apesar do crescimento de 4% nas vendas, a quota de mercado da Nokia caiu para 36%, e no segmento dos smartphones recuou para 52%.
Diário Digital com Lusa
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário