Soltas de Albergaria.


Destaque para a iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Albergaria-a-Velha que por estas semanasassinalou o «Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância». Decorreram significativas atividades de sensibilização alusivas à temática da violência sobre alguém sob sua dependência ou guarda. Por fim, ressalve-se que se tratou de uma organização assegurada em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, a Associação de Infância Dona Teresa e a AHMA – Associação Humanitária Mão Amiga. Marcante.


 


Os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha comemoraram o seu 91º aniversário. A data ficou marcada pela organização das Jornadas Técnicas subordinadas ao tema «Prestação de Socorro na Presença de Crime, Um Novo Paradigma» bem como pela imposição de medalhas de Assiduidade nos graus Cobre, Prata e Ouro. A encerrar a programação ponderada para aquela impressiva data, ocorreu a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Bombeiro, seguido de desfile motorizado.


 


Faço este sublinhado porque o trabalho dos Bombeiros, lato sensu, começou por confinar-se à missão de apagar incêndios.Entretanto, com o devir dos tempos, teve lugar a ampliação das suas atribuições, que contribuiu para o aumento da sua responsabilidade e relevância entre as populações cada vez mais expostas a perigos e riscos vários. Em concreto, a evolução da sua ação para as áreas de controle de tragédias e resgates são exemplos de uma intervenção que só os dignifica e muito nos orgulha enquanto coletividade. Além de serem preciosos no combate aos incêndios, incumbência de suma importância, os Bombeiros estão hoje presentes em múltiplas e diferentes missões, que, grandes ou pequenas, são importantes para quem está em situação de emergência ou necessidade. E em Albergaria, a população só tem razões para se orgulhar da sua corporação de Bombeiros Voluntários.


 


A Associação Vencer Autismo organizou, no passado dia 20, pelas 18 horas, no CineTeatro Alba, a palestra “Autismo e o The Son-Rise Program®”. Especialmente vocacionada para estudantes, profissionais e pais de crianças com perturbação do espectro do autismo, a palestra abordou temas sobre o autismo em geral, tendo reservado particular atenção ao “The Son-Rise Program®”. Em complemento, cumpre salientar, pela sua nobreza, a missão da Associação Vencer Autismo: ajudar pais e crianças autistas, facultando informação, meios, apoio terapêutico e psicológico a todos quantos lidam com indivíduos que padecem de transtornos do espectro autista. Um exemplo inspirador para uma sociedade que se quer mais atenta e solidária.

Comentários