- Obter link
- X
- Outras aplicações

O Sport Lisboa e Benfica (SLB), origem e causa de muitas das minhas irracionalidades, conquistou o seu 35º título de campeão nacional. Confesso que, de início, aceitei cingir-me aos prognósticos de um otimista bem informado. Contudo, a temporada veio confirmar que o SLB possuía a vantagem de ter um coletivo determinado, solidário e genuinamente empenhado em conquistar o tricampeonato. Somou-se a este quadro de virtudes um técnico sábio e comprometido com uma brutal mudança de paradigma. Extirpada do balanço a questão da guerrilha estabelecida fora das quatro linhas, que inquinou a esmagadora maioria das análises conhecidas, Rui Vitória é, para mim, o grande vencedor da época ora encerrada.
Uma vez mais, o defeso ameaça a destruição de uma equipa campeã. Seja pela necessidade se suprir obrigações várias, seja pelo imperativo de não desperdiçar excecionais oportunidades de negócio, o SLB tem como provável o embaraço de reconstruir um plantel. Neste particular, temo pela abordagem do presidente Luís Filipe Vieira (LFV). O homem revelou-se uma máquina desenfreada quando toca a vendas - até temo que o roupeiro possa ser transacionado se houver uma boa proposta… - mas de uma confrangedora pobreza em matéria de gestão e sensibilidade desportivas. Falta a LFV a paixão e o vínculo emocional de quem ama o futebol. Não bastará confiar, como sucedeu nos dois últimos anos, na sorte. A ver vamos.
Entretanto, o país continua fiel ao seu perfil de ancestrais indefinições. Ou, como descrevia Teixeira de Pascoaes, em carta ao amigo Miguel de Unamuno, de outubro de 1908: «N’este momento Portugal é um mysterio. É impossível a gente calcular o que virá a ser delle! É uma Pátria que a noite envolve, entregue aos morcegos e às aves agoureiras. Aqui não se vê um palmo adeante do nariz; é tudo confusão e sombra. ... Portugal atravessa uma hora indecisa, gris, crepuscular, do seu destino. Será o crepúsculo que precede o dia e a vida, ou o crepúsculo que antecede a noite e a morte? Não sei, não sei, não sei…»
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário