Albergaria merece que não desistamos de lutar por um Parque Verde Urbano


Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho - Vale de Cambra (vídeo acima)



Como já aqui, aqui, aqui, aqui e aqui havia defendido, a população de Albergaria merece(ria), há muito, ter à sua disposição um parque verde urbano. Mais do que um desiderato, é uma necessidade que o tempo veio acentuar.


Em maio de 2019, quando liderava o grupo parlamentar do maior partido da oposição na Assembleia Municipal, foi proposta a recomendação à Câmara Municipal que RECUPERASSE e EXECUTASSE o projeto existente para o Parque Verde da Cidade, no âmbito da criação de uma Unidade de Execução que compreendesse a Zona Desportiva, definida pela área entre o Pavilhão Gimnodesportivo, Piscina Municipal, Escola Básica de Albergaria e a ETAR, formalizada num Plano de Pormenor que assegurasse uma mancha urbana coerente e que favorecesse a articulação com o seu núcleo central, através do tratamento qualificado dos espaços públicos, da instalação de equipamentos urbanos e demais infraestruturas de apoio.


Infelizmente, devido ao chumbo da maioria que sustenta(va) o  executivo camarário, não foi possível viabilizar a proposta de um parque verde urbano para a nossa cidade, uma benfeitoria que teria a capacidade de dinamizar toda a urbe, uma genuína mais-valia centrada nas pessoas. Aliás, a nossa disponibilidade para, na altura, alterar a redação da proposta bem como discutir outras localizações possíveis para o parque esbarrou na inflexibilidade de quem, simplesmente, não quis ou não terá compreendido os méritos da iniciativa.


Concluo reforçando, de novo, o imperativo de recolocarmos as Pessoas no centro da ação política.  E garanto: os parques urbanos são valências que trazem qualidade de vida às populações porquanto favorecem o contacto com a natureza e priorizam a qualidade ambiental. Estas infraestruturas - como sempre foi nossa pretensão - quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividade física e a promoção do lazer, com evidentes benefícios psicológicos, sociais e físicos para a saúde dos indivíduos, potenciando a redução do sedentarismo e do stress que se abateu sobre as sociedades contemporâneas, entretanto agravados pela pandemia que nos vitimou.

Comentários

  1. Seria uma mais valia para nós todos! Daria-nos a possibilidade de usufruir de um ambiente agradavel para o nosso equibrio mental, fisico e muito importante nos tempos actuais, o relacionamento com os outros!
    Um bom dia , uma bôa tarde, que bem faz... quando o fazemos...por essa razão será preciso ser concientes da necessidade de um tal sítio! Direi eu "POPUlAR"

    ResponderEliminar

Enviar um comentário