- Obter link
- X
- Outras aplicações
Dezenas de escolas pedem
suspensão do processo de avaliação
O Ministério da Educação vai receber pelo menos 20 pedidos de suspensão do processo de avaliação de professores. É o resultado das moções e abaixo-assinados que muitas escolas já aprovaram e enviaram para o gabinete de Maria de Lurdes Rodrigues.
Pedindo uma redefinição do modelo adoptado, João Dias da Silva, da FNE (Federação Nacional de Educação) acredita que os 20 pedidos de suspensão do processo de avaliação de professores é um número que ainda vai aumentar pelas escolas um pouco por todo o país.
A FENPROF tem também a informação de que pelo menos três dezenas de escolas já solicitaram a suspensão do processo de avaliação de professores.
«Há muitas escolas que sem terem aprovado a moção
em reunião de escola ou nos órgãos próprios decidiram neste momento manter parado todo o processo e portanto o número de escolas que já avançou com o processo de avaliação é reduzido», salienta.
Os sindicatos de professores dizem que não estão contra o processo de avaliação, mas criticam o modelo, na medida em que o consideram demasiado burocrático.
Os dirigentes sindicais queixam-se da incompatibilidade entre as exigências requeridas e as funções que têm de cumprir nas escolas.
Ministra diz que avaliação de professores é para avançar
A ministra da Educação entende que a lei relativa à avaliação dos professores é para avançar, apesqar de alguns protestos contra o processo. Maria de Lurdes Rodrigues destacou ainda o facto de muitas escolas estarem a avaliar normalmente os docentes.
A ministra da Educação frisou, esta quinta-feira, que a lei relativa à avaliação dos professores é para cumprir, isto apesar da existência de 20 pedidos de suspensão deste processo.
Perante esta situação, Maria de Lurdes Rodrigues destacou o facto de «milhares, milhares de escolas e a grande, grande maioria» dos estabelecimentos escolares não ter protestado contra esta avaliação.
«É importante sublinhar que milhares de professores foram já avaliados no ano lectivo que terminou. Hoje podemos saber que há centenas, cerca de sete por cento de professores que foram classificados com muito bom e excelente», acrescentou.
A titular da pasta da Educação assinalou que este facto é uma «novidade que não existia que não existia no Sistema Educativo com este reconhecimento» e notou o «esforço das escolas que fazem» esta avaliação.
«O que muda o mundo, o que faz girar a roda são os que fazem, não os que ficam parados. Os que ficam parados, ficam mesmo parados. Com certeza que a lei é para cumprir», adiantou.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário