Sectores da panificação, combustíveis e electricidade em roda livre

Começa e ser aviltante a forma como alguns sectores da nossa vida financeira se comportam para com o comum dos consumidores. Sem regulação ou supervisão que se note, alguns mercados parecem viver em roda livre, impondo práticas que afectarão a livre concorrência e os direitos do consumidor.


Esgotado o filão de argumentos decorrentes da introdução do €uro, os sectores da panificação, dos combustíveis e da electricidade aparentam subsistir como se de estados  dentro do Estado se tratassem. Chega a ganhar contornos de pouca vergonha.


Já não há pachorra!!!


 


Presidente da Partex


diz que AdC “não actua”


Económico  


»António Costa e Silva afirma que os preços dos combustíveis não deviam estar nos níveis em que se encontram e que a Autoridade da Concorrência (AdC) se limita apenas a fazer só estudos.


“É um mercado onde há muito pouca concorrência e isso é muito favorecido pela atitude da Autoridade da Concorrência. Temos uma Autoridade da Concorrência que se está a transformar num grupo de estudos. Faz estudos para justificar preços”, afirmou António Costa e Silva em entrevista ao programa “Negócios da Semana” da SIC Notícias.

Para este especialista em petróleos, a Autoridade da Concorrência está a transformar-se num grupo de estudos, que “não actua” no mercado da venda de combustíveis em Portugal.


“Temos uma Autoridade (da Concorrência) que é muito anódina, é, digamos, pífia, não intervém no mercado. (...) O presidente até pode fazer um bom trabalho noutros sectores do mercado, mas nos combustíveis pura e simplesmente não existe. É uma autoridade mais de falta de concorrência”, disse.

O presidente da petrolífera da Fundação Gulbenkian notou ainda que a Autoridade da Concorrência mudou muito desde que Manuel Sebastião assumiu a liderança da organização.


 


“O mercado estava em sentido” quando Abel Mateus era presidente, ao passo que agora é necessário que os media façam pressão para que esta reconheça que haviam “contra-ordenações que estavam a ser investigadas”, notou.»


 


 


 


Notícia disponível em http://economico.sapo.pt/noticias/presidente-da-partex-diz-que-adc-nao-actua_66900.html


 


 


 

Comentários