Blog do ALHO aderiu ao movimento

Contra a CORRUPÇÃO



Este espaço decidiu, em consciência e por convicção, aderir ao movimento "Eu Luto Contra a Corrupção em Portugal". Nestes tempos em que os valores, os princípios e as convicções de vida em sociedade têm que ser (re)afirmados por forma a criar uma consciência cívica impoluta e naturalmente alérgica à corrupção - condição necessária e suficiente ao progresso civilizacional -  achei por bem integrar esta armada contra uma das mais sinistras formas de prostituição da dignidade humana.


Recentemente, no livro »Dez mitos sobre a governação e corrupção», dá-se a receita para garantir que a diminuição da corrupção poderia colocar Portugal na senda do desenvolvimento, a par da Finlândia.


Daniel Kaufmann, director dos Programas Globais do Instituto do Banco Mundial, faz esta apologia num artigo publicado na revista trimestral do Fundo Monetário Internacional, «Finance and Development».


O levantamento do Banco Mundial considera que um país que aperfeiçoe a sua governação e que parta de um baixo nível, poderá triplicar o rendimento per capita da população. As melhorias, na óptica de Kaufman, vão mais longe e afectam ainda a diminuição da mortalidade infantil bem como a iliteracia.


Essa melhoria corresponderia à subida no nosso ranking em questões de «controlo e corrupção» na base de dados do Banco de Portugal, subindo Portugal ao nível da Finlândia, Guiné Equatorial ao nível do Uganda que, por sua vez, alcançaria a Lituânia que, chegaria ao rendimento de Portugal.


Para Kaufman, a governação e a corrupção não podem ser aferidos.


O Banco mundial, que reuniu uma extensa e diversificada base de dados, adianta que no caso de corrupção, em países em desenvolvimento, induzirá um distanciamento para as famílias mais pobres: pagam mais impostos do que deveriam, e parte dos seus rendimentos são esgotados em «gratificações» para garantirem o acesso aos serviços públicos. Numa previsão, as transacções mundiais serão «manchadas» pela corrupção em quase um trilião de dólares.

É também por isso que EU sou contra a corrupção!

Comentários