Actividades de Enriquecimento Curricular deverão continuar a ser asseguradas mas agora pelos respectivos Agrupamentos de Escolas.

Câmara de Albergaria


deixa de promover AEC


 


No início da desta semana, os três agrupamentos de escolas do concelho de Albergaria-a-Velha e os docentes que até agora dinamizavam as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) terão sido (quase que em simultâneo) informados da decisão da edilidade de prescindir do estatuto de "entidade promotora".


Em consequência, deverá agora caber às Direcções dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria, Branca e S. João de Loure assumir a planificação, promoção  e realização das AEC, nos termos, aliás, do que já passou a estar previsto com a publicação, em Diário da República, do Despacho n.º 8683/2011, de 28 de Junho.


Neste particular, importa lembrar que neste espaço se havia apontado, em post de 20 de Maio, para o cenário entretanto concretizado, apesar de o Vereador para a Educação, José Licínio Pimenta, ter então afiançado que "as AEC não são despesa. São investimento."


Desta decisão parece resultar, para a autarquia, uma poupança de verbas, que deverá, contudo, atirar para o desemprego um considerável número de profissionais da educação.


Por ora, e segundo foi possível apurar, esta decisão afectará somente o 1.º Ciclo uma vez que a Componente de Apoio à Família, no ensino pré-escolar, deverá manter-se nos moldes até hoje praticados.


JMA


 

Comentários