Professor do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha dá exemplo de superação de dificuldades

Robô autónomo que evita e contorna obstáculos 



 


Texto de José Manuel Alho


 


José Manuel Silva, docente do Grupo de Recrutamento de Matemática e Ciências da Natureza no Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, decidiu – para exemplificar aos alunos a atitude a adoptar perante as dificuldades - pôr-se à prova em circunstâncias desafiantes e construiu um robô que, em bom rigor, evita e contorna obstáculos, de forma autónoma.


Em pouco mais de dois meses, abraçou um empreendimento pessoal e desejavelmente transmissível. Afiançou aos seus alunos “que nos devemos superar para alcançar objectivos, sem temer contrariedades”. Cumprindo a máxima »A persistência é o caminho do êxito», de Charles Chaplin, aceitou conceber um equipamento que exigiria competências ao nível da mecânica, da electrónica e da programação informática. Exceptuando a última, as demais áreas não integram o tronco essencial da sua formação académica e científica, embora tenha vindo a adquirir, por processos de auto formação, conhecimentos ao nível da programação da linguagem VBA (já anteriormente utilizados em diversas aplicações informáticas disponibilizadas a vários serviços do seu agrupamento). Ainda assim, não sucumbiu e persistiu.




Professor José Manuel Silva


 


Buscou informação, empenhou-se e reuniu, a expensas próprias, condições para viabilizar o seu projecto. Aos alunos foi dando eco da evolução do processo, feito “de avanços e recuos, de hipóteses falhadas e de reformulações imperfeitas”. Conheceu profissionais dos diferentes domínios e foi acumulando “saberes basilares” que o levaram à célebre mas sempre douta conclusão “só sei que nada sei”.


Sem quaisquer outras pretensões ou motivações que não fossem tocar os alunos com o seu exemplo, logrou concretizar o seu desígnio. A este blog apresentou o arrojado equipamento, com um potencial enorme para múltiplas aplicações. Instado a revelar a reacção dos seus alunos à conclusão do novel robô, confessou que “mais do que surpreendidos”, os jovens terão revelado “um certo desencanto pela ausência de roupagem, daquela aparência comercial que os instiga a aderir às coisas”.


 






 


Mas, no essencial, ficou o exemplo vindo de alguém que, decorridos 24 anos de exercício da actividade docente, continua a aceitar comprometer-se com um objectivo e, através do método científico tantas vezes destemperado pelas preenchidas páginas dos manuais, obteve soluções para os seus problemas sem se deixar deter pelos obstáculos. E como o país precisa de ver replicada esta atitude perante as dificuldades!...


 


José Manuel Alho


 

Comentários