Até parece que ressuscitaram os "titulares". O ambiente nas escolas continuará irrespirável porque os docentes da base não compreenderão os privilégios dos colegas do topo.

ADD


- E eis que ressuscitaram


os "titulares"?...



 

A nova proposta do MEC para a avaliação do desempenho docente parece ter algumas "habilidades", que muitos garantem cumprir a máxima "DIVIDIR PARA REINAR", com a eventual vantagem de se estancar a corrida às reformas antecipadas.

Os Professores nos 8º, 9º e 10º escalões estarão, ao que parece, ISENTOS de avaliação (dispensados de aulas observadas, de apresentarem o RAA, de frequentarem acções de formação contínua com carácter obrigatório...) e também não estarão sujeitos a quaisquer QUOTAS para progredirem na carreira.

Ao invés, os Professores dos escalões anteriores (vulgo, mais baixos) verão pesar sobre si constrangimentos vários que diminuirão dramaticamente elementares perspectivas de evolução profissional. Sobre eles tudo recairá. Mesmo com mais de 20 anos de serviço, e com todos estes congelamentos de salários e de progressões, serão os mais novos a levar novamente com o "chicote" pois nem assim atingirão o meio da carreira.

Como previ, mais do mesmo. Até parece que ressuscitaram os "titulares". O ambiente nas escolas continuará irrespirável porque os docentes da base não compreenderão os privilégios dos colegas do topo.

 

"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que ainda entendemos menos."

Doantien Sade

 

Comentários