(...) “o encerramento de mais uma ou outra escola constituiria um sério revés, que as populações teriam dificuldade em compreender e aceitar”.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Vereador da Educação
confiante num bom ano lectivo
Texto de JOSÉ MANUEL ALHO
Autarquia albergariense explica a decisão de
prescindir do estatuto de entidade promotora das AEC
e acredita que, após o encerramento das escolas de
Outeirinho (Branca) e Paus (Alquerubim),
mais nenhuma unidade de ensino será encerrada.
Os três agrupamentos de escolas do concelho de Albergaria-a-Velha já iniciaram o novo ano lectivo (2011/2012) e, na apreciação da Câmara Municipal, tudo parece decorrer com absoluta tranquilidade.
A este espaço, José Licínio Pimenta, vereador para a Educação, revela que “o novo ano escolar ter-se-á iniciado com normalidade, dentro dos constrangimentos que são conhecidos de todos e que implicam a tomada de algumas decisões de racionalização de despesa.” Neste particular, e quando instado a concretizar se a racionalização da despesa esteve na origem da resolução da autarquia de prescindir do estatuto de "entidade promotora" das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º Ciclo, o edil esclareceu que “a decisão de não sermos entidade promotora das AEC não está exclusivamente relacionada com a redução de despesa, é uma decisão mais profunda.”
De forma sucinta, o vereador albergariense fez notar que “para a Câmara Municipal o que está em causa é o conceito de AEC! Para nós, só fazia sentido se fossem assumidas como um projecto pedagógico, com tudo o que isso implica.” De seguida, sublinhou: “foi nisso que investimos - reforço - investimos! Mas não é isso, pelo que deduzimos, que o MEC e a generalidade da comunidade educativa quer. O que estará em causa, assim, será uma resposta social, ou seja, manter e ocupar as crianças na escola até às 17.30H!” Neste cenário, o autarca conclui que “não faz sentido investir tanto, podendo-se fazer o mesmo com muito menos despesa e muito menos trabalho!” – rematou.
Em consequência, passou agora a caber às Direcções dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria, Branca e S. João de Loure assumir a planificação, promoção e realização das AEC, nos termos, aliás, do que já passou a estar previsto com a publicação, em Diário da República, do Despacho n.º 8683/2011, de 28 de Junho.
(sobre as AEC) "...o vereador albergariense fez notar que “para a Câmara Municipal o que está em causa é o conceito de AEC! Para nós, só fazia sentido se fossem assumidas como um projecto pedagógico, com tudo o que isso implica.” De seguida, sublinhou: “foi nisso que investimos - reforço - investimos! Mas não é isso, pelo que deduzimos, que o MEC e a generalidade da comunidade educativa quer. O que estará em causa, assim, será uma resposta social, ou seja, manter e ocupar as crianças na escola até às 17.30H!”
Não deverão encerrar mais escolas em Albergaria
Após o encerramento das escolas de Outeirinho (Branca) e Paus (Alquerubim), a população concelhia passou a temer que outros estabelecimentos de várias freguesias viessem a conhecer igual destino. A este propósito, José Licínio Pimenta adianta que “não há mais nada decidido, até porque estamos em processo de revisão da Carta Educativa, processo que será concluído com os dados finais dos Census 2011”. Só nessa ocasião o Conselho Municipal de Educação e os outros órgãos se pronunciarão e decidirão sobre as grandes opções para este sector.
Ainda assim, o edil reforça que “para já, não há nada previsto quanto ao encerramento de qualquer escola”, situação para a qual de algum modo também contaria a opinião da Câmara Municipal de Albergaria.
Sobre este assunto, algumas personalidades por nós contactadas foram unânimes em considerar que, “atendendo ao elevado esforço financeiro de reabilitação e qualificação do parque escolar concelhio” encetado pelo executivo liderado por João Agostinho Pereira, “o encerramento de mais uma ou outra escola constituiria um sério revés, que as populações teriam dificuldade em compreender e aceitar”.
José Manuel Alho
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário