Vereador da Cultura garantiu que “a obra não conheceu nenhuma alteração de preço”, afugentando o fantasma de uma eventual derrapagem.

Obras no IC2 acabaram


Rotundas (dez!) feitas, quem fará


o seu embelezamento e manutenção?


A requalificação do CinteTeatro ALBA


não derrapou e as obras deverão mesmo


concluir-se antes do prazo


(maio de 2012).


 Um trabalho de JOSÉ MANUEL ALHO


 



 


As obras de beneficiação no IC2, entre a A25 e Albergaria, que arrancaram a 18 de janeiro de 2010, chegaram finalmente ao seu término.


Após um longo e penoso período em que a movimentação de pessoas e bens sofreu sérios constrangimentos, nem sempre fáceis de compreender, concluiu-se a construção de passagens desniveladas e a melhoria de acessos da antiga EN 1 à Zona Industrial, através da Variante do Sobreiro. A empreitada, orçada em mais de 10 milhões de euros, deverá agora normalizar o trânsito numa das estradas mais movimentadas do país, favorecendo a articulação com a rede viária municipal.


O troço abraçado por esta intervenção teve início após o nó com a A25, segundo uma orientação Sul/Norte, numa extensão aproximada de 4 506 metros, e terminou junto à Zona Industrial. Edificaram-se seis nós de ligação à rede viária existente, nomeadamente quatro rotundas e um nó desnivelado (nó de Albergaria Norte). No nó com a EN 16, substituiu-se o entroncamento de acesso a Valmaior por uma rotunda.


 



 


A empreitada logrou ainda melhorar claramente as acessibilidades à zona da Senhora do Socorro e ao Reguinho, com novas vias que hoje garantem melhores escolhas e mais segurança. De igual modo, destaque para a beneficiação de aproximadamente 1 200 metros da Variante ao Sobreiro e a implantação de duas rotundas que estabeleçam a ligação à Zona Industrial, uma junto à empresa VOLVO e outra junto ao restaurante Vista Alegre.


 



Cumulativamente, foram feitas uma passagem inferior, uma passagem superior, sobre o caminho-de-ferro, e o alargamento de outra já existente, além da construção de três passagens superiores para peões.


 



 

Atendendo ao elevado número de rotundas existente, que exigem embelezamento e manutenção sob pena de ali crescer um mato bravio de dimensões exageradas, sabe-se que a autarquia estará no momento a avaliar as possibilidades, sendo muito provável que “algumas empresas se associem a projetos de embelezamento”, conforme adiantou fonte ligada ao processo.


 



 


CineTeatro ALBA inaugurado em Abril de 2012?


Em julho de 2010 tiveram início das obras de requalificação do CineTeatro ALBA (CTA), projetadas pelo arquitecto Rui Rosmaninho.


Instado por este blog a confirmar a inauguração daquela infra-estrutura para abril de 2012, José Licínio Pimenta, vereador da Cultura, apenas adiantou que “não existe uma data exata embora o prazo de execução da obra esteja adiantado uma vez que a previsão inicial apontava para maio do próximo ano”. Ao que foi possível apurar, a edilidade terá já grande parte da programação do primeiro trimestre definida ao ponto de ser apresentada em janeiro.


O edil mais garantiu quando asseverou que “a obra não conheceu nenhuma alteração de preço”, afugentando o fantasma de uma eventual derrapagem. Em rigor, a empreitada cifrar-se-á em 2 533 998.10€ (sem IVA), a que “se somará mais algum investimento em mobiliário e equipamento” – rematou Licínio Pimenta.


Sobre as grandes linhas orientadoras da futura ação do CTA, o vereador albergariense revela: “Queremos afirmar o CTAlba na rede regional de salas de espetáculo, com uma programação apelativa, de grande envolvimento da comunidade, à semelhança do que temos feito com o Despertar Talentos, ou com o Sarau da Rede de Bibliotecas...”


José Manuel Alho



 

Comentários