Biblioteca Municipal: ainda este verão se apontará a data para a sua abertura oficial, sendo certo que ainda terá lugar no início de 2013.

CineTeatro Alba abrirá em Abril


Texto de JOSÉ MANUEL ALHO

Apesar de nunca ter estado verdadeiramente em causa,


confirma-se que a reabilitada infra-estrutura manterá a


sua designação original – CineTeatro Alba.


Câmara Municipal condiciona acesso a


interiores para surpreender.


 Edilidade já reuniu com a DREC


sobre a rede escolar concelhia.



As obras de requalificação do CineTeatro ALBA (CTA), que em Julho de 2010 tiveram início, num projecto com a assinatura do arquitecto Rui Rosmaninho, estão bem perto do fim.
Como já havíamos adiantado, a empreitada cifrar-se-á em 2 533 998.10€ (sem IVA), a que “se somará mais algum investimento em mobiliário e equipamento”, conforme garantia do Vereador José Licínio Pimenta que a este blog confirmou que estará em fase de ultimação a “programação para o primeiro trimestre de actividade”.
Em rigor, o edil apontou para o próximo mês a apresentação pública desse plano que dinamizará o novo espaço, num encontro que reunirá vários convidados do mundo das artes, numa iniciativa que pretenderá assinalar o início de um novo ciclo para o CTA. Complementarmente, a abertura ao público deverá ocorrer na última semana de Abril por meio de uma acção que constará de uma visita guiada/encenada que parece estar a ser preparada com grande sigilo dado que, apesar da nossa tentativa, o acesso aos interiores do remodelado cineteatro está notoriamente condicionado. A intenção será (mesmo) colher tudo e todos de surpresa.


 


Biblioteca Municipal pronta em 2013
Quanto ao outro empreendimento em curso – a adaptação do Palacete da Boa Vista para Biblioteca Municipal, calculada em 1,4 milhões de euros – as obras decorrerão de acordo com o previsto, prevendo-se que se concluam entre Setembro e Outubro do corrente ano. Seguir-se-á, segundo informação camarária, um período para o seu apetrechamento (entenda-se mobiliário, equipamentos diversos, fundos e conteúdos). Ainda este verão se apontará a data para a sua abertura oficial, sendo certo que ainda terá lugar no início de 2013.
Sobre este empreendimento, recorde-se que o palacete foi mandado construir, em 1896, por João Patrício Álvares Ferreira, tendo como autor o arquitecto Joaquim António Vieira. Possui, além de estuques de elevada qualidade, pinturas diversas saídas do atelier de Domingos Costa, de Lisboa, também datadas de 1910, a decorar salas e quartos. Sublinhe-se que este é estudado como um dos mais distintos pintores do final do século XIX e início do século XX com obras, entre outras, no Palácio Foz, Palácio Vale Flor e Palácio Alverca, em Lisboa, Teatro Circo, em Braga e Palácio de Estoi, no Algarve. Daí que, apesar dos receios logo manifestados pela Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV), a autarquia se tenha, em devido tempo, apressado a afiançar que a adaptação “acautelará as obras de arte de interesse”.
Por fim, e já na posse de todos os dados do último Census, Licínio Pimenta confirma a realização de uma reunião que juntou a autarquia e a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC). Nessa oportunidade, as partes terão aproveitado para “avaliar e reflectir sobre as informações recolhidas”. Para já, não se conhecem novidades que versem a rede escolar concelhia e a necessidade de eventuais ajustamentos à Carta Educativa. Certa é a abertura de mais dois novos Centros Escolares (Angeja e Alquerubim).



José Manuel Alho

Comentários