Biblioteca Municipal: ainda este verão se apontará a data para a sua abertura oficial, sendo certo que ainda terá lugar no início de 2013.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
CineTeatro Alba abrirá em Abril
Texto de JOSÉ MANUEL ALHO
Apesar de nunca ter estado verdadeiramente em causa,
confirma-se que a reabilitada infra-estrutura manterá a
sua designação original – CineTeatro Alba.
Câmara Municipal condiciona acesso a
interiores para surpreender.
Edilidade já reuniu com a DREC
sobre a rede escolar concelhia.
As obras de requalificação do CineTeatro ALBA (CTA), que em Julho de 2010 tiveram início, num projecto com a assinatura do arquitecto Rui Rosmaninho, estão bem perto do fim.
Como já havíamos adiantado, a empreitada cifrar-se-á em 2 533 998.10€ (sem IVA), a que “se somará mais algum investimento em mobiliário e equipamento”, conforme garantia do Vereador José Licínio Pimenta que a este blog confirmou que estará em fase de ultimação a “programação para o primeiro trimestre de actividade”.
Em rigor, o edil apontou para o próximo mês a apresentação pública desse plano que dinamizará o novo espaço, num encontro que reunirá vários convidados do mundo das artes, numa iniciativa que pretenderá assinalar o início de um novo ciclo para o CTA. Complementarmente, a abertura ao público deverá ocorrer na última semana de Abril por meio de uma acção que constará de uma visita guiada/encenada que parece estar a ser preparada com grande sigilo dado que, apesar da nossa tentativa, o acesso aos interiores do remodelado cineteatro está notoriamente condicionado. A intenção será (mesmo) colher tudo e todos de surpresa.
Biblioteca Municipal pronta em 2013
Quanto ao outro empreendimento em curso – a adaptação do Palacete da Boa Vista para Biblioteca Municipal, calculada em 1,4 milhões de euros – as obras decorrerão de acordo com o previsto, prevendo-se que se concluam entre Setembro e Outubro do corrente ano. Seguir-se-á, segundo informação camarária, um período para o seu apetrechamento (entenda-se mobiliário, equipamentos diversos, fundos e conteúdos). Ainda este verão se apontará a data para a sua abertura oficial, sendo certo que ainda terá lugar no início de 2013.
Sobre este empreendimento, recorde-se que o palacete foi mandado construir, em 1896, por João Patrício Álvares Ferreira, tendo como autor o arquitecto Joaquim António Vieira. Possui, além de estuques de elevada qualidade, pinturas diversas saídas do atelier de Domingos Costa, de Lisboa, também datadas de 1910, a decorar salas e quartos. Sublinhe-se que este é estudado como um dos mais distintos pintores do final do século XIX e início do século XX com obras, entre outras, no Palácio Foz, Palácio Vale Flor e Palácio Alverca, em Lisboa, Teatro Circo, em Braga e Palácio de Estoi, no Algarve. Daí que, apesar dos receios logo manifestados pela Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV), a autarquia se tenha, em devido tempo, apressado a afiançar que a adaptação “acautelará as obras de arte de interesse”.
Por fim, e já na posse de todos os dados do último Census, Licínio Pimenta confirma a realização de uma reunião que juntou a autarquia e a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC). Nessa oportunidade, as partes terão aproveitado para “avaliar e reflectir sobre as informações recolhidas”. Para já, não se conhecem novidades que versem a rede escolar concelhia e a necessidade de eventuais ajustamentos à Carta Educativa. Certa é a abertura de mais dois novos Centros Escolares (Angeja e Alquerubim).
José Manuel Alho
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário