- Obter link
- X
- Outras aplicações
No passado mês de agosto, António Loureiro (AL), o presidente da Câmara Municipal, aproveitou para divulgar planos, anunciar promessas e fazer um primeiro balanço deste mandato. Recordou o aumento da área disponível na zona industrial, a requalificação urbana que diz estar em curso e o incremento da Ação Social que estará a ser responsável pelo aumento da despesa. Pelo meio, revelou que, afinal, os seus desígnios se confinam «a um projeto a oito anos». Se bem que este dado possa pôr termo a algumas especulações a respeito de eventuais divisões internas que indiciariam ruturas de vária índole, não deixar de ser esclarecedor que AL, ao predeterminar a sua validade nas atuais funções, deixe cair a impressão que a política não seja o mais confortável dos (seus) mundos.
Fazendo alarde do facto de «o Município de Albergaria, de acordo com o Anuário dos Municípios Portugueses do ano passado, ter sido o 9.º Município com maior redução de impostos», AL não consegue ainda assim desfazer o sentimento de alguma desilusão que vai ganhando terreno entre a população. A edilidade continua a ter um quadro de colaboradores que se afigura desproporcionado e pouco vocacionado para resolver, com rapidez e eficiência, os problemas dos munícipes. Alguns serviços parecem inclusivamente distanciados dos anseios mais básicos dos utentes a que se destinam.
Talvez por defeito profissional, considero que uma das mais importantes novidades deixadas por AL foi a assunção da «situação de insuficiência de instalações no 1º Ciclo do Ensino Básico» na sede do concelho, visto que foram encerradas várias escolas para a construção da Escola Básica do 1º e 2º Ciclos.» Referindo-se à Escola Básica de Albergaria, o presidente da autarquia fez (e muito bem!) notar que «Uma escola que foi construída para acolher oito turmas do Básico, tem neste momento catorze. Isto provoca uma sobrecarga no edifício e uma desproporcionalidade face à população escolar acolhida.» Uma pena ter demorado três anos a chegar a esta conclusão.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário