- Obter link
- X
- Outras aplicações
Albergaria em primeiro! Como sopa no mel. Segundo dados estatísticos citados pela União de Sindicatos de Aveiro (USA), o distrito de Aveiro continua a ser o quinto mais afetado pelo desemprego. No entanto, há um conjunto de municípios que entretanto se distinguiram – com exceção de Sever do Vouga - no abatimento dos inscritos no centro de emprego. A ocupar a primeira posição está Albergaria (-11,51%), seguindo-se Oliveira de Azeméis (-10,73%) e Ovar (-8,08%). Cumpre notar que, em novembro último, o desemprego oficial diminuiu em 18 dos 19 concelhos do nosso distrito. Infelizmente, na mesma data, o concelho com mais desempregados inscritos era Santa Maria da Feira (6.321), acompanhada de Aveiro (3.186) e Espinho (2.555).
Na discussão da Volta a Portugal. Com o objetivo de «estar na disputa de todas as provas», traçado pelo Diretor Desportivo José Silva, a nova equipa de ciclismo LA Alumínios-Metalusa, que substitui a dissolvida LA Alumínios-Antarte, tem como chefe de fila o albergariense Edgar Pinto. O jovem está de regresso ao pelotão nacional com a pretensão de vencer a Volta a Portugal. A apresentação ocorreu no CineTeatro ALBA, no passado dia 21 de janeiro. São, por isso, elevadas as expectativas em redor de Edgar Pinto, que já soma um quarto lugar na Volta e um triunfo na etapa da Senhora da Graça. Que seja, de facto, um projeto para durar.
Não há fome que não dê em fartura. Quantas almas afainadas têm despertado da lúgubre apatia em defesa tão acérrima quanto vibrante da reabilitação da Escola Secundária! Que corrupio de boas intenções tingiu a atualidade educativa concelhia! E, quiçá, nacional. Impõe-se, enfim, saber: afinal, onde estivestes, gentis consciências, nos últimos anos? Desta feita, os deputados do CDS João Almeida e António Carlos Monteiro, eleitos por Aveiro, e Ana Rita Bessa e Ilda Araújo Novo, da Comissão de Educação e Ciência, pretendem, ao que consta, a requalificação «urgente» da Escola Secundária com 3º CEB de Albergaria-a-Velha. Na oposição ao atual governo e na antecâmara de novas eleições autárquicas, os representantes do CDS/PP querem agora o que não fizeram quando estiveram no poder e que os seus congéneres locais não se lembraram de priorizar genuinamente nos últimos três anos. E, sublinhe-se, ainda falta a questão do 1.º Ciclo na Escola Básica, concatenada com a inexplicável ausência de um Centro Escolar (Pré-escolar + 1.º CEB) na cidade. Bem, a seu tempo, teremos oportunidade de escalpelizar as responsabilidades de quem, por ação ou omissão, permitiu que a Escola Secundária chegasse ao ponto a que chegou.
* Artigo também publicado no jornal Região de Águeda
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário