As previsões de Nostradamus são mais poéticas do que exatas...

Nostradamus.jpg


Imagem retirada daqui


Num destes repastos dominicais, vi-me envolvido numa animada tertúlia sobre catástrofes e predições. Na verdade, as guerras e as alterações climáticas têm sido temas centrais nas discussões globais, e muitos associam estes eventos a presságios vários, designadamente às profecias de Nostradamus, ou melhor, de Michel de Nostredame, conhecido como Nostradamus - um astrólogo francês do século XVI cujas previsões têm intrigado gerações.


Com efeito, as suas "Centúrias" – versos que supostamente descreverão visões do futuro – abordam temas de destruição, fome, guerras e desastres naturais, os quais, de certa forma, refletirão a instabilidade dos tempos atuais.


Impelido por uma curiosidade terrena e, porventura, fútil, dei-me ao esforço de pesquisar sobre o assunto e aqui vai uma síntese do que poderá considerar-se – se é que é possível – essencial:


Nostradamus mencionou “grandes guerras” e “mudanças climáticas irreversíveis” nas suas profecias1Estas previsões são frequentemente ligadas aos conflitos atuais, como a guerra na Ucrânia, e aos fenómenos climáticos extremos, como as ondas de calor e inundações que têm assolado várias partes do mundo2. A interpretação destas quadras sugere que Nostradamus previu um período de grande instabilidade e sofrimento humano, que muitos acreditam estar a ocorrer agora.


 


E (ainda) para 2024?


Para o ano de 2024, algumas das profecias de Nostradamus que ainda podem acontecer incluem a ascensão de um novo Papa, devido à idade avançada e saúde frágil do Papa Francisco3Outra previsão é a intensificação das mudanças climáticas, com secas severas e inundações devastadoras4Além disso, Nostradamus previu um grande terramoto que poderá causar destruição significativa5Também há menções a um possível conflito global, que alguns interpretam como uma terceira guerra mundial6.


Estas previsões, embora enigmáticas e abertas a interpretações diversas, continuam, reconheço, a fascinar e a preocupar muitos, especialmente em tempos de crise ou de maior aflição. A ligação entre as profecias de Nostradamus e os eventos atuais tem, ainda assim, a virtude de nos lembrar a vulnerabilidade humana e a necessidade de agir para mitigar os impactos das guerras e das alterações climáticas.


Contudo, e para os mais incautos, é (sempre) importante questionar a validade de algumas interpretações, até porque as previsões de Nostradamus são mais poéticas do que exatas.


11 22 33 44 55 66

Comentários